CONNECT UFR - II Congresso de Ensino, Pesquisa Extensão e Inovação

America/Cuiaba
UFR

UFR

Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
Descrição

Sobre o evento
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) promove entre os dias 24 e 29 de outubro, o Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFR (Connect UFR - 2022). O evento institucional reúne uma série de atividades ofertadas pelas unidades acadêmicas da UFR com o objetivo de fomentar práticas educacionais, compartilhar experiências, divulgar as pesquisas realizadas pelos discentes e os projetos de extensão em funcionamento, além de promover diálogos com a sociedade que articulem o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão com iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional por meio de práticas de Inovação e Empreendedorismo.
As atividades do Connect UFR 2022 serão ofertadas de forma híbrida (on line e presencial). A participação é gratuita e aberta para toda comunidade, de forma que estudantes de graduação, pós-graduação, servidores da universidade, e sociedade civil possam estabelecer pontes de diálogo e redes de solidariedade. Qualquer pessoa pode inscrever-se nas atividades e assistir as mostras, palestras e mesas-redondas ofertadas ao longo da semana de 24 a 29 de outubro. A participação será certificada ao final do evento.

Como participar ?
Acesse no menu o item "Inscrição", preencha os dados solicitados e confirme. Nos eventos assine a lista de presença para confirmar a presença e obter o certificado.

Muitos eventos em um só !
Os eventos que compõem o Connect UFR 2022 são: 

  • PROPGP - II Mostra de Pós-Graduação
    • Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
    • Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional
    • Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
    • Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola
    • Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental
    • Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
  • PROPGP - II Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação da UFR
    • Ciências da Vida
    • Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
    • Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes
  • PROEXA - DIEX - II Mostra de Extensão
    • PBEXT Ações
    • PBEXT Ações Afirmativas
    • Fluxo Contínuo
    • Extensão Tecnológica
  • PROEG - Mostra de Cursos de Graduação e Oportunidades de Estágios e Bolsas.
  • II Semana de Eventos da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo da UFR, promovido pela SIE.
  • SECRI - Rankings Universitários.
  • Semanas Academicas de Cursos de Graduação.
  • ICHS e suas PLURALIDADES

Cada um destes eventos poderá ofertar diversas atividades programadas. Para consultar todas estas atividades acesse a área do participante. 
Para tirar dúvidas sobre a inscrição no evento é possível entrar em contato com o e-mail de suporte connect@ufr.edu.br.

    • Minicurso - Excel para engenheiros laboratório de informática 1E do bloco E.

      laboratório de informática 1E do bloco E.

      UFR

      24 de outubro, das 07:00 às 11:00.
      Carga horária: 4 horas
      Ministrante: Prof. Dr. Carlos Henrique Beuter
      Currículo: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase
      em Processamento de Sinais, Sistemas de Controle e Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da energia elétrica, componentes harmônicas, proteção de sobre corrente, proteção de desbalanço de tensão e energia elétrica reativa.
      Ementa:
      1. Atalhos e outros truques;
      2. Uso de fórmulas de busca e condicionais;
      3. Formatação condicional;
      4. Análise de cenários e função Solver;
      5. Importação de dados para o Excel;
      6. Análise dinâmica de dados.
      Pré-requisitos:
      O aluno deverá possuir breve experiência com a ferramenta Microsoft Excel no que diz respeito à navegação entre planilhas, formatação e criação de fórmulas simples como SOMA, MÉDIA, etc. Possuir notebook com Excel instalado.

    • Solenidade de Abertura do CONNECT UFR 2022 Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      A UFR em números: Ensino, Extensão, Pesquisa, Inovação e o Empreendedorismo.

    • Suplementação para bovinos de corte Zootecnista Kassyo Roberto Falcão On Line

      On Line

      Kassyo Roberto Falcão
      Graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestre em Zootecnia pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - Produção Animal no Cerrado-Pantanal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Aquidauana. Pesquisador com ênfase na nutrição de bovinos de Corte e Leite.

    • Interação suplementação e adubação de pastagem Zootecnista, Dr Alex Coene Fleitas On Line

      On Line

      Alex Coene de Fleitas
      Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2014), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016) e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção de bovinos a pasto. Cédula de Identidade de Zootecnista: CRMV/MS n° 01057/Z. Atualmente é Supervisor de Desenvolvimento de Mercado em Produção Animal da TIMAC Agro no Estado de Mato Grosso do Sul, atua na área de Marketing, desenvolvimento de produtos na linha de produção animal, treinamento de equipes, assistência técnica rural, dias de campos e palestras.

    • Palestra Côrtes Engenharia: Tecnologias Pós-Colheita. Palestrante: Antônio Côrtes (Auditório Bloco D) Bloco D

      Bloco D

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Antônio Côrtes, Engenheiro Civil formado em 2015 e pós graduado em Gestão de Empresas em 2016 é sócio proprietário da CÔRTES ENGENHARIA AGROINDUSTRIAL, empresa que conta com mais de 28 anos de atuação dentro do agronegócio brasileiro. O principal produto da CÔRTES está na elaboração de projetos arquitetônicos e assessoria técnica em edificações rurais. A empresa hoje conta com diversos projetos desenvolvidos em mais de 50 propriedades rurais nas principais regiões agrícolas brasileiras nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Piauí, Maranhão e Bahia.

    • Minicurso - LaTeX para produção científica laboratório de informática 1A no bloco A.

      laboratório de informática 1A no bloco A.

      UFR

      Dia 24 de outubro, das 13:00 às 17:00 e dia 26 de outubro, das 07:00 às 09:00.
      Carga horária: 6 horas
      Ministrante: Prof. Dr. Carlos Henrique Beuter
      Currículo: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase
      em Processamento de Sinais, Sistemas de Controle e Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da energia elétrica, componentes harmônicas, proteção de sobre corrente, proteção de desbalanço de tensão e energia elétrica reativa.
      Ementa:
      1. Conceitos básicos sobre a linguagem de editoração LaTeX.
      2. Passos para instalação e uso. Procedimentos e solução de erros de compilação.
      3. Pacotes essenciais e uso.
      4. Aplicação do modelo ABNT e outros. Estratégias em trabalhos com grande volume de páginas.
      5. Inclusão de equações, códigos, imagens, anexos, formatação e afins.
      6. Imagens vetoriais na qualidade do produto.
      7. Futuro do LaTeX.
      Pré-requisitos:
      O aluno deverá possuir alguma experiência com a ferramentas de editores de texto (MS Word, etc.). Caso possua notebook, ajuda na familiaridade e instalação em seu
      próprio ambiente de trabalho.

    • Palestra: Ranking QS, o que é e como participar Auditório Central - com Transmissão pelo YouTube

      Auditório Central - com Transmissão pelo YouTube

      UFR

      Palestrante: Leonardo de Oliveira Andrade. Fluente em 5 idiomas, mais de 10 anos de experiência internacional na indústria de Higher Education. Atualmente executivo de projetos da QS para mercados Europeus e Brasil. Especialista em projetos de internacionalização, visibilidade e reconhecimento internacional para universidades.

      RESUMO

      Os rankings educacionais foram criados para estabelecer critérios e indicadores que possam contribuir para a discussão da qualidade da educação mundialmente. Atualmente, existem vários tipos de rankings que medem o desempenho de alunos ou instituições de ensino em diferentes etapas da vida escolar.

      Mais do que promover a concorrência entre países e instituições de ensino, o objetivo dessas listas é dar transparência a indicadores educacionais, possibilitando que países e escolas corrijam rumos e desenvolvam melhores políticas públicas de educação. Compilado pela consultoria que lhe dá o nome, o Ranking QS é um dos mais tradicionais e respeitados do mundo, uma publicação cujos resultados são utilizados por agências e governos de países de todos os continentes.
      Para explicar melhor o que é o Ranking QS e como as IES podem participar dos procedimentos de coleta de informações da publicação, o Connect 22 da UFR realiza uma palestra com Leonardo de Oliveira Andrade, executivo de projetos da QS para os mercados brasileiro e europeu. Com mais de 10 anos de experiência no setor da educação superior, ele é especialista em projetos de internacionalização, visibilidade e reconhecimento internacional para universidades.

    • "Atividade História: Oficina: Leituras cinematográficas" (Laboratório do ICHS-Bloco E) Bloco E

      Bloco E

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • Microbiologia do solo, Jakeline Pinheiro Engenheira Agronomoa (presencial)

      Jakeline Pinheiro
      Atualmente atuo na área de desenvolvimento de mercado, no setor de produtos biológicos e biofertilizantes ajudando o setor agrícola e os produtores a alcançarem altos patamares de produtividade com tecnologias sustentáveis.
      Minha experiência inclui suporte técnico á canais de distribuição, equipe comercial e grandes contas, promovendo geração de demanda com foco em execução e vendas, objetivando capturar o valor adequado das tecnologias oferecidas nas diversas formas de acesso ao mercado. Estou sempre atenta a oportunidades que envolvam o setor técnico que me permitam desenvolver capacidades como: auto desenvolvimento, gestão, liderança, estratégia de vendas e marketing para levar cada vez mais conhecimento ao setor produtivo.

    • OFICINA: Leituras Cinematográficas (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      UFR

      Profa. Dra. Talitta Tatiane Martins Freitas (UFR)
      Professora Adjunta lotada no curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR.
      Prof. Dr. Flávio Vilas Bôas Trovão (UFR)
      Doutorado e pós-doutorado na área de História pela Universidade de São Paulo, USP.
      24/10 – 14h40 às 16h00

    • Palestra Empresa Texas A&M AgriLife Extension: Uso de Sensores em pesquisa algodoeira na Texas A&M. Palestrante: Murilo Maeda Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Murilo Maeda possui graduação em Biologia pelo Centro Universitário do Triângulo, Brasil, e é mestre e doutor em agronomia pela Texas A&M University. De 2015 a 2018, atuou como cientista para a Texas A&M AgriLife Research em Corpus Christi, Texas, onde foi responsável por gerenciar o desenvolvimento de sistemas de cultivo e um programa de sensoriamento remoto para pesquisa agrícola. Desde 2018, Murilo atua como Professor Assistente e Especialista em Extensão de Algodão do Serviço de Extensão da Texas A&M University (Texas A&M AgriLife Extension). Nessa função, ele fornece liderança na produção de algodão para o Texas High Plains e desenvolvimento de programas e materiais educacionais relacionados à produção lucrativa e sustentável de algodão em um ambiente semi-árido e desafiador. Seu programa lidera pesquisa aplicada na região e interage com produtores, agentes extensionistas, corpo docente e indústria aliada para desenvolver novas tecnologias e programas educacionais projetados para ajudar os produtores a tomar decisões oportunas e informadas sobre o gerenciamento da lavoura.

    • Minicurso - Autodesk – Inventor sala 16 do bloco C

      sala 16 do bloco C

      UFR

      Dias 24, 25 e 26 de outubro, das 15:00 às 17:00.
      Carga horária: 6 horas
      Ministrante: Prof. MSC. Edson Godoy
      Currículo: Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e mestrado em ENGENHARIA AGRÍCOLA pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é professor assistente I da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação, Eletrônica Industrial, Desenho Técnico e Programação.
      Ementa:
      Primeiro Módulo - Modelamento de detalhes e conjunto, modelamento, rascunho, extrusão, chanfro/arredondamento, furos, roscas.
      Segundo Módulo - Planificação de modelos, vistas, cortes, cotas/tolerâncias, leganda.
      Terceiro Módulo - Modo de apresentação, apresentação, desenho explodido.
      Quarto Módulo - Ferramentas avançadas de projeto, projeto de eixos, projeto de polias, projeto de engrenagens, projeto de molas, projeto de chaves e eixos estriados.

    • Mesa Redonda : Maternidade na Universidade Laboratório do ICHS - Bloco E

      Laboratório do ICHS - Bloco E

      UFR

      Mediadora:
      Professora Raquel Gonçalves Salgado, do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFR. Tutora do PET Conexões de Saberes: Diálogo com a Comunidade.
      Participantes:
      Wislla Marcela Sousa Martins (Estudante do Curso de Psicologia e bolsista do PET Conexões de Saberes: Diálogo com a Comunidade).
      Sttéfany Alves Camblour Calvo (Estudante do curso de Psicologia, integrante voluntária do PET: conexões de saberes).
      Daiane Oliveira (Estudante de Letras/Português e bolsista do PET Conexões de Saberes).

    • Palestra: Metaverso no Agro Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestrante: Matheus G. Spartalis
      Matheus Spartalis
      Empreendedor social, destaque pela Organização das Nações Unidas pelo desenvolvimento e pela organização Engaja Mundo na publicação "Agenda 2030: uma perspectiva jovem", dentre os jovens que mais gerou impacto social no Brasil em 2020. Em 2021 atuou missão de acelerar novos empreendimentos voltados para o agronegócio através da aceleradora e incubadora T4agro e atualmente se encontra empreendendo a ONMAQ uma startup voltada para o mercado de aluguel de máquinas e implementos agrícolas.

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - Laboratório de Informática Bloco C

      Laboratório de Informática Bloco C

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestra:
      Empreendedorismo pós vida universitária

    • PROEG - Palestra A importância da inteligência socioemocional na universidade - Atividade cultural e Coquetel Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      André Baptista Leite -
      Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT ). Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT 2014-2019), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (UNIC 2005-2007) e especialização em Gestão de Pessoas e Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE 2009 - 2010). Já atuou como Coordenador e Gestor no cargo de Diretor de Gestão de Pessoas no Instituto Federal do Acre / IFAC e Gerente de Capacitação e Qualificação (2017-2019) da Coordenação de Desenvolvimento Humano na Universidade Federal do Mato Grosso UFMT. Atualmente, Secretário de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso (2021). Desenvolve atividades de pesquisa concentradas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho - ênfase no estudo da saúde do trabalhador.

    • Minicurso: Agricultura Digital - 8 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 30
      Local: ICAT

    • Minicurso: Dimensionamento Operacional de Drones Dispersores de Sementes - 4 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: ICAT
      OBS.: Os inscritos devem levar notebook e instalar o software Mission Planner

    • Minicurso: Introdução ao Uso de Visão Computacional na Agricultura - 8 horas Bloco A

      Bloco A

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: Bloco A

    • Minicurso: Legislação e Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - drone) - 8 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 10
      Local: ICAT

    • Minicurso: Tecnologia na Agricultura - Iguaçu Máquinas - 4 horas Iguaçu Máquinas Agrícolas

      Iguaçu Máquinas Agrícolas

      BR 163 -Saída para Campo Grande

      25/10 de 7:00 às 11:00h
      Número de vagas: 40
      Local: Iguaçu Máquinas
      OBS.: O inscrito deverá se deslocar por conta própria até a empresa.

    • PROEG - Mostra dos Cursos de Graduação e Oportunidades de Estágio e Bolsas - Bloco E Bloco E

      Bloco E

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • Minicurso: Introdução ao Gerenciamento de Resíduos - 6 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 8 às 11h
      26/10 de 8 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: ICAT

    • Palestra: “A importância da Iniciação científica nas pesquisas” Online

      Online

      Profa. Dra. Cassia Kely Favoretto Costa: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2004), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2008) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2012). Foi Coordenadora Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas (PCE-UEM). Atualmente é Docente Permanente do PCE e Professora Adjunta do Departamento de Economia-UEM. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2. Realiza pesquisas nas seguintes áreas: Economia da Saúde, Microeconomia, Economia do Agronegócio e Métodos Quantitativos em Economia.

    • XII SAEMEC - Perícia criminal e perícia cível Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Palestrante: Luiz Gustavo Souza Vasconcelos
      Palestra: Esta palestra tem o intuito principal de mostrar, na prática, um dos campos de atuação profissional do engenheiro mecânico, a perícia. Serão abordadas as
      principais diferenças da atuação nas esferas cível e criminal – habilidades necessárias e oportunidades – e mostrados alguns casos reais.
      Currículo: Luiz Gustavo Sousa Vasconcellos possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e pós-graduação em Direito Constitucional pelo Instituto Damásio de Direito (2020). Atualmente é mestrando em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2022) na área de Dinâmica dos Fluidos, e Perito Oficial Criminal do Estado de Mato Grosso (2014).

    • "Atividade História: Oficina: Leituras cinematográficas"" (Laboratório do ICHS - Bloco E) " Bloco E

      Bloco E

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • XII SAEMEC - Palestra : Cultura e soft skills Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Palestrante: Yuri Trivinho Gelesov
      Palestra: Aborda um pouco dos benefícios de uma cultura forte no ambiente corporativo. Saber alocar forças, entendendo que esforço sem resultado não é nada. Não
      basta saber o caminho, é preciso querer chegar lá e ninguém pode fazer isso por você.
      Não existe evolução sem integridade. Acima de tudo, integridade não é o que você fala, é o que você faz.
      Currículo: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (2015). Atualmente é gerente regional de desempenho
      e pessoal da Stone, onde exerceu a função de gerente distrital de vendas de junho de 2018 a março de 2022.

    • OFICINA: Leituras Cinematográficas (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      UFR

      Profa. Dra. Talitta Tatiane Martins Freitas (UFR)
      Professora Adjunta lotada no curso de História da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR.
      Prof. Dr. Flávio Vilas Bôas Trovão (UFR)
      Doutorado e pós-doutorado na área de História pela Universidade de São Paulo, USP
      (Laboratório do ICHS / Bloco E)

    • II Seminário de Iniciação Científica (quadra de esportes) Quadra Poliesportiva

      Quadra Poliesportiva

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • XII SAEMEC - Visitas Técnicas: Pequena Central Hidrelétrica Rondonópolis

      Data: 25 de outubro, saída às 12:00 e previsão de chegada às 17:00.
      Pré-requisitos: apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 com o quadro vacinal completo para a idade;

    • Lançamento de Livros de Docentes do ICHS (Auditório Central) Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      25/10 – 13h30 às 14h30 (Auditório Central)
      Simone Albuquerque da Rocha E-Book: Ana Maria Monteiro ... [et al.]. Debates sobre a iniciação à docência. São Paulo: Annablume, 2022. 936 p. ISBN 978-65-5684-051-2

      PROFESSORES INICIANTES NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O CAMINHAR POR ENTRE AS PEDRAS Andreia Cristiane de Oliveira Simone Albuquerque da Rocha p. 267 -284

      COORDENADORES PEDAGÓGICOS INICIANTES EM
      RONDONÓPOLIS-MT: AS PEDRAS DIANTE DA INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES Jéssica Lorrayne Ananias da Silva Simone Albuquerque da Rocha p. 285-303

      O ADOECIMENTO DE PROFESSORES INICIANTES E OS
      (DES)CAMINHOS DA/NA READAPTAÇÃO Ester Landvoigt Da Silveira Ronilda Nunes Da Silva Simone Albuquerque Da Rocha p. 675-696

      25/10 – 14h40 às 16h00 (Auditório Central)
      Lindalva Maria Novaes Garske LEAL, C. R. A. A. ; GARSKE, L. M. N. ; SILVA, S. R. C. . Formação Humana em István Mészáros. 01. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2020.

      25/10 – 16h10 as 17:30 (Auditório Central)
      Eglen Silvia Pipi Rodrigues CADERNO DE ATIVIDADES DO ESTUDANTE BORORO, Rede UFMT - UNEMAT - UFR Cuiabá-MT | 2022, Organizadores André G. Brandão dos Santos Eglen Silvia Pipi Rodrigues, Editoria | Distribuição
      Ação Saberes Indígenas na Escola em Mato Grosso – Rede Ufmt Grupo de Pesquisa Coeduc/UFMT –www.coeducufmt.org
      c Santos, André Guilherme Brandão dos. Cadernos de atividades do estudante Bororo / André Guilherme Brandão dos Santos e Eglen Silva Pipi Rodrigues (orgs.). – Cuiabá: UFMT/UFR, 2021. 40 p.: il. – (Coleção Didática “Saberes Indígenas na Escola de Mato Grosso”). ISBN: 978-65-
      86743-56-2 1. Povo Bororo. 2. Formação de Professores. 3. Povos Indígenas – Educação. 4. Professores Indígenas – Formação. 5. Saberes Indígenas. 6. Educação – Mato Grosso.

      LIVRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BORORO, Rede UFMT - UNEMAT - UFR Cuiabá-MT | 2022, ORGANIZADORES André Guilherme Brandão dos Santos Eglen Silvia Pipi Rodrigues Santos, André Guilherme Brandão dos. Livro de práticas pedagógicas Bororo / André Guilherme Brandão dos Santos e Eglen Silva Pipi Rodrigues (orgs.). – Rondonópolis: UFMT/UFR, 2021. 76 p.: il. – (Coleção
      Didática “Saberes Indígenas na Escola de Mato Grosso”). ISBN: 978-65- 86743-62-3 1. Povo Bororo. 2. Formação de Professores. 3. Povos Indígenas – Educação. 4. Professores Indígenas – Formação. 5. Saberes Indígenas. 6. Educação – Mato Grosso.

    • Palestra: “Importância da Pesquisa na formação profissional”

      Palestrante: Dra. Mirian Cristina Gomes Costa
      Resumo do currículo: “Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado
      (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo. Realizou parte do doutorado no exterior junto à University of Western Australia. De 2005 a 2008 exerceu o cargo de Pesquisadora A no Centro de Pesquisa Agroflorestal (Embrapa Roraima), na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Atualmente ocupa o cargo da Classe D (Professora Associada Nível 3) no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará (DCS/UFC). É membro titular do Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq (CA-AG, 2022-2025), bolsista de produtividade CNPq nível 2 e responsável pelo Laboratório de Manejo de Solo (DCS/UFC). Foi coordenadora do PPG em Ciência do Solo/UFC em duas gestões (06/2015 a 05/2017 e 06/2017 a 05/2019) e vice-coordenadora do mesmo PPG em duas gestões (06/2013
      a 05/2015 e de 06/2019 a 05/2021). Atua como membro do corpo editorial da Revisa Ciência Agronômica (UFC), assessora ad-hoc de agências de fomento (CNPq, CAPES, Funcap, FAPEPI, FAPDF, FAPEAM) e revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. Representante
      da UFC no Conselho Municipal do Meio Ambiente e no Conselho Consultivo da APA Chapada do Araripe. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação, Nutrição Mineral de Plantas, Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente
      nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, sistema radicular, práticas conservacionistas.

    • VI Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental - Tecnologia na Agricultura: Mostra do curso de graduação ICAT

      ICAT

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • II Mostra de Pós-Graduação (quadra de esportes) Quadra Poliesportiva

      Quadra Poliesportiva

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - Bloco C

      Bloco C

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestra:
      Empreendedorismo Universitário

      Gabriel Serpa
      Formação acadêmica UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Graduação Sistemas de Informação -
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Curso Técnico Integrado, Química
      Sócio proprietário em WGS Soluções em Tecnologia

      Willian Rodrigues Formação acadêmica UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Graduação Sistemas de Informação
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Curso Técnico Integrado, Química
      Sócio proprietário em WGS Soluções em Tecnologia

    • Lançamento de Livros de Docentes do ICHS (Laboratório do ICHS/Bloco E) Bloco E

      Bloco E

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • Minicurso: Agricultura Digital - 8 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 30
      Local: ICAT

    • Minicurso: Classificação de Grãos - 4 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: ICAT

    • Minicurso: Conceitos, Comandos, Cotagem e Planta Baixa no AutoCad Bloco A

      Bloco A

      UFR

      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: Bloco A

    • Minicurso: Introdução ao Uso de Visão Computacional na Agricultura - 8 horas Bloco A

      Bloco A

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: Bloco A

    • Minicurso: Introdução à Linguagem de Programação Python - 4 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: ICAT
      OBS.: Os inscritos devem levar notebook

    • Minicurso: Legislação e Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA - drone) - 8 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 7 às 11h
      26/10 de 7 às 11h
      Número de vagas: 10
      Local: ICAT

    • MINICURSOS: Introdução ao Gerenciamento de Resíduos - 6 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      25/10 de 8 às 11h
      26/10 de 8 às 11h
      Número de vagas: 20
      Local: ICAT

    • Minicurso: Tecnologia de Ozônio na Armazenagem e Conservação de Alimentos - 4 horas ICAT

      ICAT

      UFR

      26/10 de 8 às 12h
      Número de vagas: 40
      Local: ICAT

    • Palestra: “Impacto Econômico e Social do Ensino e Produção Técnica e Científica da Pós-Graduação Brasileira”

      Palestrante: Prof. Dr. Antônio Eduardo Martinelli

      Resumo do currículo: Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988), Mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Mcgill University (1996). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas, interfaces metal-cerâmica, cimentos e compósitos. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Recursos Humanos PRH-ANP 32 em Nanotecnologia e Novos Materiais para a Indústria do
      Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, editor associado da Revista Cerâmica, diretor científico da SBPMat e coordenador da área de Materiais da CAPES.

    • XII SAEMEC - Educação financeira e a importância do cooperativismo Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Palestrante: Leandro Herzogenrath da Costa
      Currículo: 37 anos, formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Cooperativas e MBA em Contabilidade Tributária. Certificação CPA-20 pela
      Anbima e Agente Autônomo de Investimentos pela Ancord. Administrador de empresas há 15 anos, trabalhando em multinacionais e empresas de grande porte. Por 07 anos trabalhou na XP Investimentos como Agente Autônomo de Investimentos, atualmente exerce o cargo de Gerente da Área de Atração e Conquista da Sicredi Integração, com uma equipe de 60 pessoas entre as cidades do Sul de Mato Grosso e Amapá.

    • II Mostra de Pós-Graduação (quadra de esportes) Quadra Poliesportiva

      Quadra Poliesportiva

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • XII SAEMEC - Qual o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho? Audtiório Central

      Audtiório Central

      UFR

      XII SAEMEC - Palestra Auditório Central II Mostra de Pós-Graduação (quadra de esportes) VI Semana Acadêmica EAA/ICAT - Minicursos (ICAT)

      Palestrante: Miranilce Neri
      Currículo: Atuação de mais de 10 anos como gestora de Recursos Humanos em multinacionais, médias e pequenas empresas. MBA em Gestão de Pessoas e Liderança, especialista em análise comportamental, multiplicadora de treinamentos pela AMANA KEY, mentora de carreira e de liderança. Ministração de treinamento comportamental para mais de 1000 pessoas.

    • Minicurso - Metodologia de pesquisa laboratório de informática 1A no bloco A.

      laboratório de informática 1A no bloco A.

      UFR

      Dias 26 e 27 de outubro, das 13:00 às 17:00
      Carga horária: 8 horas
      Ministrante: Prof. MSC. Renato José da Silva

      Currículo: Mestre em Biblioteconomia e ciência da informação pela PUC- Campinas, atualmente é professor das disciplinas, metodologia Científica, epistemologia e organização e representação do conhecimento, na UFR.

      Ementa: Conceitos e aplicações de resumo, resenha e fichamento. Técnicas de compreensão documento científica. Projeto de pesquisa: introdução e normas ABNT de citação, referência e outros.

    • Palestra: “A contribuição da iniciação científica na formação acadêmica” Online

      Online

      Palestrante:
      Prof. Dr. Ademir de Jesus Amaral: Membro da Academia Pernambucana de Ciências (APC-PE), com especialização em Segurança Ocupacional, Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Doutorado em Radiobiologia pela Faculté de Médecine Henri Mondor - Université Paris XII (Paris-Val-de-Marne-França). É Professor Titular do Departamento de Energia Nuclear-UFPE, atuando nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN/CRCN/DEN-UFPE); (2) Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), mestrado profissional em rede nacional. Foi professor convidado de Biofísica na Faculté de Médecine Xavier Bichat - Paris 7-França (2001-2003), Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Biomédica da UFPE (2008-2010) e Presidente da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares - SBBN (2008-2013) (www.sbbn.org.br). Coordena o Grupo de Estudos em Radioproteção e Radioecologia (GERAR-UFPE), tendo liderado projeto de pesquisa que resultou em metodologia inovadora para caracterização de Fragilidade Cromossômica em humanos, com depósito de patente. Consultor ad hoc do CNPq e CAPES, suas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação abrangem as áreas de Engenharias Biomédica e Nuclear, envolvendo principalmente os seguintes temas: Aplicações das Radiações na Medicina; Biodosimetria (Dosimetria Citogenética); Indicadores biológicos de estresse radioativo; Radiossensibilidade Humana; Segurança e Saúde Ocupacional.

    • VI Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental - Tecnologia na Agricultura: Palestra TecGraf (Auditório Bloco D) Bloco D

      Bloco D

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Amyr Girondi é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria, e possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui 25 anos de experiência técnica e comercial na área de tecnologias CAD/CAM/CAE/DNC, com os softwares AutoCAD, SmartCAM e I-DEAS/SDRC. Sócio-Proprietário da Tecgraf Tecnologia em Computação Gráfica Ltda., fornecedora de softwares e serviços nas áreas de automação de projetos (CAD), automação da manufatura (CAM) e sistemas de Engenharia (CAE), revenda autorizada Autodesk.
      Responsável pelas áreas comercial e de Marketing. Atua também na elaboração de planos de negócios, definição de novos produtos a serem comercializados para o mercado atendido pela empresa, desenvolvimento de novos mercados, gerenciamento de equipe de vendas, relacionamento com clientes e desenvolvimento de fornecedores.

    • Atividade de História: Oficina sobre pensamento antirracista em América (Laboratório do ICHS - Bloco E) Bloco E

      Bloco E

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • OFICINA: Pensamento Antirracista em América (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      UFR

      Prof. Dr. Pedro Alexander Cubas Hernández (UFR)
       Historiador, professor de História e ensaísta. Graduado de Licenciado em História e Mestre em Estudos Interdisciplinares em América Latina, Caribe e Cuba pela Universidad de la Habana.

    • VI Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental - Tecnologia na Agricultura: Palestra OneSoil. Palestrante: Marcello Ramos. Bloco D

      Bloco D

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900
    • II Seminário de Iniciação Científica (quadra de esportes) Quadra Poliesportiva

      Quadra Poliesportiva

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestra IC 13:30 h às 14:30 h
      Banner na quadra 15:00 h às 17:00 h

    • Lançamento de Livros de Docentes do ICHS (Auditório Central) Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      26/10 – 16h10 às 17h30
      Rosana Maria Martins
      E-book: Simone Albuquerque da Rocha; Elni Elisa Willms. Formação de Professores: Embates e lutas por uma formação da/na práxis pedagógica. EdUFR -2022

      HISTÓRIAS DE VIDA, MEMÓRIAS E NARRATIVAS:
      APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. p.160-179
      Rosa Maria Moraes Anunciato Rosana Maria Martins

      E-Book: Carlos Marcelo ... [et al.]. Programas de apoio e indução ao professor iniciante. São Paulo: Annablume, 2022. 576 p. ISBN 978-65- 5684-053-6

      NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO
      REMOTO: ENFRENTAMENTO DOCENTE NO CONTEXTO
      PANDÊMICO p. 527-545 Magna Aparecida da Silva Matos
      Márcia Roza Lorenzzon Rosana Maria Martins E-book: Carlos Marcelo ... [et al.]. Programas de apoio e indução ao
      professor iniciante. São Paulo: Annablume, 2022. 696 p.ISBN 978-65- 5684-052-9

      O GRUPO INVESTIGAÇÃO DO PPGEDU/UFR: NARRATIVAS DE PESQUISADORAS AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA p. 573 - 591 Márcia Roza Lorenzzon
      Magna Aparecida da Silva Matos Rosana Maria Martins
      Isa Mara Colombo Scarlati Domingues

    • Projeto TelemeClima – Amaggi Agropecuária: Projeto Teleme Clima – Amaggi Agropecuária Auditório do Bloco D

      Auditório do Bloco D

      UFR

      Palestrante: Lucas Tavares da Silva. (Amaggi) – Auditório Bloco D.

    • Processo de transformação da Soja Bloco D

      Bloco D

      UFR

      Palestrante: Daniel Teixeira (Bunge) - Auditório Bloco D

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - mesa redonda com SIE - sala de aula Bloco C

      Bloco C

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Registro de softwares
      Denise Rocha Ayres
      Doutora em Genética e Melhoramento Animal pela Unesp-Jaboticabal, pós-doutorado em Melhoramento Animal pela UFPel, docente do curso de Zootecnia da UFR e Gerente de Proteção Intelectual da Secretaria de Inovação e Empreendedorismo

    • Palestra: Desmonte Estatal e os Impactos no Ensino Superior (Local: Auditório Central/Evento Híbrido com participação remota do palestrante)

      (Local: Auditório Central/Evento Híbrido com participação remota do palestrante)

      UFR

      Prof. Dr. Luiz Dourado (UFG)
      Professor titular Emérito da UFG, Diretor de Políticas Institucionais da Anpae e Membro da Coordenação Executiva do FNPE.

      Profa. Me. Rosa Neide Sandes de Almeida
      Presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

    • XII SAEMEC - O processo de fabricação dos motores. YOU TUBE (On Line)

      YOU TUBE

      On Line

      Palestrantes: Lucas Lima, Eduardo da Silva, Valmir Molleta e Prof. Julio Lodetti.
      Palestra: Nesta palestra a Lev7 aborda as principais frentes que compõem o processo de fabricação dos motores a combustão interna, explorando as características de cada etapa e as curiosidades decorrentes da experiência e vivência do time.
      Apresentação dos palestrantes: A Lev7 Engenharia é formada por 4 engenheiros mecânicos, com vasta experiência na indústria automotiva, e sobre tudo auto entusiastas.
      A semente da empresa nasceu dos treinamentos feitos dentro de uma multinacional, onde o principal objetivo era desenvolver o conhecimento técnico sobre os motores a
      combustão interna dentre os colaboradores. Inicialmente o Lucas Lima, Eduardo da Silva e Valmir Molletta criaram a empresa, sendo as iniciais o nome LEV7. Em 2021, o Prof.
      Julio Lodetti passou a fazer parte do time, trazendo um enorme conhecimento sobre motores a diesel e experiência de sala de aula.
      Mídias da Lev7: Instagram - @lev7engenharia YouTube - Lev7 Engenharia Website - lev7engenharia.com/comando-bravo

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação Bloco C

      Bloco C

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestra:
      Empreendedorismo Inovador

      Viviane
      Viviane Farias Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás e Docente no curso de Zootecnia na Universidade Federal de Rondonópolis.

    • XII SAEMEC - Visitas Técnicas: Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra

      Data: 27 de outubro, saída às 06:00 e previsão de chegada às 17:00.
      Pré-requisitos: apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 com o quadro vacinal completo para a idade;

    • VI Semana Acadêmica de Engenharia Agrícola e Ambiental - Tecnologia na Agricultura: Visitas técnicas (Fazenda Bom Jesus, Girassol Agrícola e Agrofito Case)
    • Roda de conversa “A extensão universitária e os (as) estudantes da UFR” Auditório Central

      Auditório Central

      Palestrantes:
      Profa. Dra. Ana Paola de Souza Lima (Doutora (2019) e Mestra (2013) em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/PPGEL-UFMT/Cuiabá-MT, Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas (2007), pelo Centro Universitário de Várzea Grande-UNIVAG. Graduada em Ciências Contábeis, em 1999 (UFMT/CUR). É professora no Curso de Letras - Línguas e Literaturas de Língua Inglesa/UFR; É Diretora de Extensão na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (DIEX/PROEXA). Também é oordenadora do Projeto de Extensão Centro de Línguas CELIG/UFR.

      Profa. Dra. Débora Fabiane Neves da Silva: Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso concluída no ano de 2008. No mesmo ano, ingressou no Instituto Federal de Mato Grosso, onde completou o curso de Técnico Modular em Química em 2011. Em 2010 foi selecionada para o Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso, obtendo o grau de Mestre no ano de 2012. Em 2014 foi aprovada no Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Estrutural do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, obtendo o seu doutorado no ano de 2017. Atualmente é docente dos Cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal de Rondonópolis-MT, e Gerente de Difusão das Ações de Extensão, na Diretoria de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (GDAE/DIEX/PROEXA).

      Técnica Esp. Glaucie Bianchi Neves Graduada em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (CESUR), Especialização em Segurança no Trabalho, pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente é Gerente de Programas e Projetos na Diretoria de Extensão (GPPE/DIEX/PROEXA)

    • Minicurso - Introdução à redes neurais laboratório de informática 1A no bloco A.

      laboratório de informática 1A no bloco A.

      UFR

      Dia 27 de outubro das 09:00 às 11:00, Dia 28 de outubro, das 07:00 às 11:00.
      Carga horária: 6 horas
      Ministrante: Wesley Miranda Correia
      Currículo: Discente do curso de Engenharia Mecânica e pesquisador na área de inteligência artificial e visão computacional há 4 anos. Realizou co-apresentação do curso de extensão Introdução à Visão Computacional com OpenCV e C++ e também publicou trabalhos sobre redes neurais.
      Ementa:
      - O que é uma rede neural.
      - Quais as aplicações de uma rede neural.
      - Pré-processamento de dados para o treinamento de uma rede.
      - Como criar a sua própria rede neural.
      - Como treinar uma rede neural.
      - Análise dos resultados obtidos pela rede.
      Pré-requisitos: Afinidade com algoritmos e lógica de programação.

    • II Mostra de Extensão: apresentação de trabalhos Quadra Poliesportiva

      Quadra Poliesportiva

      Apresentação dos banners pelos(as) alunos(as) bolsistas da extensão dos Editais Nº 02 PBEXT AÇÕES /CODEX/PROECE2022 PROGRAMA DE BOLSA EXTENSÃO UFR e Nº03/CODEX/PROECE/PBExt/AF/2022 PROGRAMA DE BOLSA EXTENSÃO PARA AÇÕES AFIRMATIVAS e também aberto para os alunos participantes do Edital N° 01/PROECE/CODEX/2022 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO

    • Fundações de Apoio e a gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. On Line

      On Line

      Participante: Carlos Eduardo Guerreiro Silva.
      Possui graduação em Direito pela Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão (2010). Cursa pós-graduando em Compliance e Integridade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MINAS e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente é superintendente na Fundação Fundação Uniselva, membro da Coordenação do Colégio de rocuradores do Conselho Nacional das
      Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica - CONFIES e do Comitê
      de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Rondonópolis - UFR.
      Participante: Thiago Gonçalves Paluma Rocha
      Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU (Período de 2017-atual - DIRTC-PROPP/UFU - Agência
      Intelecto e Incubadora CIAEM). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em
      Direito Internacional pela Universidad de Valencia - España. Coordenador da Rede de Pesquisa de Processo Civil
      Internacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional - GEPDI. Coordenador de Grupos de
      Pesquisa da Academia Brasileira de Direito Internacional. Tem experiência na área de Direito Internacional, Processo
      Civil Internacional, Litígios Internacionais e Propriedade Intelectual.
      Moderador: Angelo Polizel Neto
      Médico Veterinário pela Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá - MT, com estágios em Produção de Bovino
      de Corte, inclusive no Sul da Austrália; Mestrado e Doutorado em Zootecnia, área de Produção Animal e Tecnologia
      de Produto de Origem Animal, pela Faculdade de Medicina Veterinária de Zootecnia - UNESP, Botucatu - SP.
      Atualmente é Professor Associado do Curso de Zootecnia, da Universidade Federal de Rondonópolis (tutorada pela
      Universidade Federal do Mato Grosso), atua principalmente nos seguintes temas: Produção Bovinos de Corte, Sanidade Animal, Bem Estar Animal, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, com ênfase a Carcaça e Carne Bovina. Foi Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UFMT/Sinop, gestão 2014/2016; e Conselheiro do CRMV-MT, gestão 2014/2017 e 2017/2021. Sócio Fundador da Startup iBeef: Inteligência voltada à carne, com desenvolvimento de soluções inovadora para cadeia da carne.

    • Atividade de História: Oficina sobre pensamento antirracista em América (Laboratório do ICHS - Bloco E) (Laboratório do ICHS - Bloco E)

      (Laboratório do ICHS - Bloco E)

      UFR

    • Nutrição de Cães - Karla dos Santos Felssner On Line

      On Line

      Karla dos Santos Felssner
      Zootecnista, formada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010), Mestre (2013) e doutora (2016) em Nutrição Animal, pela Universidade Estadual de Maringá. De 2017 a 2021 foi professora Adjunta do Departamento de Zootecnia da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora Adjunta II de nutrição animal, do Departamento de Zootecnia, setor Palotina, da Universidade Federal do Paraná.

    • Egressos da UFR e o mercado de trabalho. Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Participante: Herika Karine Silva Gonçalves.
      Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2022). Durante o
      período da graduação participou do projeto de Saneamento Básico Rural da Rodovia do Peixe de (2017 a 2019), o
      projeto foi decorrente de uma parceria institucional entre o Ministério Público Estadual - MPE e Juizado Volante
      Ambiental - JUVAM. Foi dois anos consecutivos monitora da disciplina de Poluição Ambiental período letivo de 2016
      e 2017. Atuando principalmente nos seguintes temas: phytotoxicity, soybean e Crotalaria ochroleuca. Atualmente
      proprietária da VBG Construção Civil e Soluções Ambientais a 2 anos.
      Participante: Welton Batista Cabral.
      Possui Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), Mestrado em Ciência Animal pela
      Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e Doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Atuou como professor na UFMT e UNIC. Atuou como Gerente na Fazenda Novapec por 8 anos, e atualmente é Diretor Executivo da empresa Gesta'Up, onde Coordena as equipes de Consultoria, Projetos e Academy. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Sistemas Intensivos de Pecuária de Corte, atuando
      principalmente nos seguintes temas: gestão, forragicultura, bovinos, ruminantes e nutrição.
      Participante: Matheus Nogueira

      Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Participou
      de intercâmbio na área de engenharia Agrícola na Ohio State University. Cursa MBA em Gestão de Pessoas na Esalq-
      USP. É engenheiro da Bunge Brasil.

      Moderadora:
      Moderadora: Denise Rocha Ayres
      Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp/ Jaboticabal
      (2006) e mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
      - Unesp / Jaboticabal (2008). Em 2011, esteve na University of Guelph, ON, CA, onde realizou parte de seu doutorado
      (6meses). Concluiu o doutorado em Genética e Melhoramento Animal no ano de 2012 pela Unesp/ Jaboticabal. Tem experiência na área de Genética e Melhoramento Animal com enfase em metodologias de avaliação genética em bovinos de corte e genética molecular. Atualmente, é Professora da Universidade Federal de Rondonópolis, e Pesquisadora do Grupo de Melhoramento Animal do Mato Grosso - GMAT.

    • OFICINA: Pensamento Antirracista em América (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      (Laboratório do ICHS / Bloco E)

      UFR

      Prof. Dr. Pedro Alexander Cubas Hernández (UFR)
       Historiador, professor de História e ensaísta. Graduado de Licenciado em História e Mestre em Estudos Interdisciplinares em América Latina, Caribe e Cuba pela Universidad de la Habana.

    • Alimentação Natural Cães e Gatos - Zootecnista Bruna Sanches Baches On Line

      On Line

      Bruna Sanches Baches
      Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e CEO da empresa Natural Pets.

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação Bloco E - Laboratório 2

      Bloco E - Laboratório 2

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestra:
      Quem é quem em Deep Learning?

      Lucas Lattari
      Bacharel em Ciência da Computação na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Ciências da computação na Universidade Federal de Fluminense. Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Fluminense.
      Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas.

      *Professor Lucas Lattari falará sobre Deep Learning nesta palestra, de forma remota. ATENÇÃO: O apresentador participará de forma remota, mas o participante deverá comparecer presencialmente.

    • Lançamento de livros de docentes do ICHS (Auditório) Auditório Central

      Auditório Central

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      27/10 – 19h00 às 20h00
      Danilo de Oliveira Nascimento
      Título: Iniciação aos estudos literários: saberes e práticas

      27/10 – 20h10 às 21h30
      Odemar Leotti
      LINHAGENS CUIABANAS REVALIDADAS: O IHGMT E A
      INVENÇÃO DO MATO-GROSSENSE – 1919 A 1934

    • Avaliação de expressão facial em equinos - Zootecnista Ana Caroline Bini de Lima On Line

      On Line

      Ana Caroline Bini de Lima
      Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2017) e mestrado em Zootecnia pela mesma universidade (2020). Atualmente é doutoranda em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Reprodução Animal e atua nas áreas de Etologia aplicada e Bem-estar de equinos.

    • Bem-Estar Animal - Zootecnista, Lucas Roberto Batista Ruiz On Line

      On Line

      Lucas Roberto Batista Ruiz
      Técnico em Logística pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC ? Monte Mor), graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Rondonópolis) e Mestrando em Zootecnia, com ênfase em Produção animal e Bem-estar de animais de produção pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP Jaboticabal). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Grupo ETCO) da UNESP de Jaboticabal.

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação Bloco E - Laboratório 2

      Bloco E - Laboratório 2

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900

      Palestra:
      Desenvolvimento de Projeto Web com Laravel

      Uashington Nunes
      Graduação em Ciência da Computação Pós-graduação em Informática na Educação MBA em Governança de TI.

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação Bloco C

      Bloco C

      UFR

      Roda de Conversa Sobre o Mercado de desenvolvimento

      Everton Kunz Graduação em Sistemas de informação - UFR
      Professor na Universidade federal de Rondonópolis - UFR
      Desenvolvedor Frontend - Policia Judiciaria do estado de Mato Grosso
      - Análise e desenvolvimento frontend web em Angular/VueJS, JavaScript/TypeScript, HTML, CSS;
      - Atuação na migração de softwares em produção da PJC para tecnologias atuais em Frontend;
      - Consumo e envio de dados em Web Services/Web API's;
      - Controle de versão com Git/Gitlab;
      Desenvolvedor Frontend - Act Digital
      Angular, JavaScript/TypeScript, CSS (Tailwindcss), HTML;
      - Testes unitários com Karma/Jasmine;
      - Prototipação de telas com Figma;
      - Uso da plataforma Azure para controle das rotinas de scrum, pipelines e versionamento de código(git)

      O convidado Everton Kunz, que já foi aluno e professor na UFR, falará um pouco sobre o mercado de desenvolvimento com os presentes.

    • I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - hackathon - lab de informática Laboratório de Informática

      Laboratório de Informática

      UFR

      Av. dos Estudantes, 5055 - Cidade Universitária Rondonópolis - MT, 78736-900